sexta-feira, 19 de novembro de 2010

As 10 melhores praias do Brasil

Segundo o Guia 4 Rodas as 10 melhores praias do Brasil.


Foto: Baía dos Porcos - Fernando de Noronha

1. Baía dos Porcos, do Sancho e Praia do Leão (Fernando de Noronha, PE)

Não tem pra ninguém. Noronha é hors-concours no quesito beleza natural, e a trinca formada por suas praias
cinco-estrelas representa o que há de melhor na ilha. Nas águas translúcidas do Sancho, a rica fauna marinha torna o lugar um dos melhores pontos de mergulho do país. O cenário da Baía dos Porcos, sua vizinha, traz o contraste das rochas vulcânicas com o mar de tons azulados e, no horizonte, o Morro Dois Irmãos, cartão-postal. A Praia do Leão completa a viagem - praticamente deserta, é a queridinha dos casais.

2. Praia do Espelho (Praia do Espelho, BA)

A praia mais bonita do litoral baiano combina - irretocavelmente -, mar azulzinho, Mata Atlântica totalmente preservada, falésias e recifes. Para aproveitar o visual no melhor estilo, nada como deitar num dos gazebos à beira-mar: no trecho conhecido como Curuípe, à esquerda, barracas e pousadas mantêm esteiras e almofadas de chita em jardins instalados bem pertinho da água. À direita da praia, depois do rio, começa o Espelho, onde reina o sossego absoluto. De um lado ou de outro, o lugar é um charme só.

3- Praia Patacho (São Miguel dos Milagres, AL)

A mais nova praia cinco-estrelas do GUIA QUATRO RODAS fica num pedaço especial da Costa dos Corais, como é conhecido o litoral norte alagoano. Patacho fica praticamente deserta o ano todo, e a água tem um verde tão transparente que até os coqueiros parecem se inclinar para apreciá-la de um ângulo privilegiado. Seu melhor momento é a maré "seca", quando o mar recua. A praia cresce e convida a caminhar em direção aos recifes, que ficam ainda mais à mostra e formam piscinas naturais cristalinas.

4. Praia Moreré (Ilha de Boipeba, AL)

Chegar em Moreré, pequena vila de pescadores, traz uma gostosa satisfação de ter encontrado um paraíso. De dia, uma amendoeira desenha, sobre a areia, uma bem-vinda e disputada sombra. No mar, em tempos de maré baixa, piscinas naturais formam-se e ganham a visita de peixinhos. Graças ao fenômeno, aliás, barcos vindos de Morro de São Paulo fazem aqui uma estratégica parada. À noite o espetáculo é no céu: são tantas estrelas pontilhando o cenário que encontrar um espaço em branco vira um desafio.

5. Praia Lopes Mendes (Ilha Grande, RJ)

As areias ficam ainda mais claras em contraste com a água do mar, colorida num degradê que vai do verde-esmeralda ao azul. E, margeando o cenário, uma porção de amendoeiras garante a sombra. A dificuldade de acesso é uma das chaves para a preservação da praia mais bonita de Ilha Grande. Os barcos encostam na vizinha Mangues e, de lá, você caminha 20 minutos até Lopes Mendes (também há uma trilha direta a partir da Vila do Abraão, o "centrinho" da ilha).

6. Praia de Ipanema (Rio de Janeiro, RJ)

Ipanema às vezes ganha ondas fortes, às vezes lembra uma piscina; vive dias de água quentinha, outros de correntes geladas. O charme da mais badalada praia carioca, porém, vai muito além dos seus atributos naturais. Por suas areias, figurinhas ilustres circulam em meio a anônimos e a uma legião de estrangeiros. Foi no entorno do seu Posto 9, aliás, que surgiram grandes ícones praianos - do biquíni à tanga de crochê. Já dizia o músico Tom Jobim, que encontrou sua musa por aqui: "o Brasil não será feliz enquanto todos não puderem morar em Ipanema".

7. Praia Taipu de Fora (Barra Grande, BA)

O esplendor de Taipu tem data marcada: ocorre duas vezes por mês, nos períodos de lua nova ou cheia. É quando a maré baixa e os recifes de corais formam piscinas cristalinas, ótimas para mergulho livre. Claro que você pode viajar para Taipu fora desses períodos, mas saiba que vai perder o melhor - para não errar no calendário, cheque antes a tábua de marés. Fora d'água, a praia também tem seus encantos. Um deles é caminhar pela orla, repleta de coqueiros.

8. Praia Lagoinha do Leste (Florianópolis, SC)

A praia mais selvagem de Floripa tem uma composição incomum: delimitada por costões nas laterais, tem o mar de um lado e uma lagoa de outro - um dos últimos redutos de Mata Atlântica na cidade. No verão, barcos fazem o transporte até aqui. No resto do ano, é preciso disposição para caminhar: ou você escolhe a trilha mais rápida e íngreme, com bromélias por toda a parte e a incrível vista de um mirante natural; ou a mais longa, que combina trechos de mata fechada com outros abertos, beirando os costões.

9. Praia Bonete (Ilhabela, SP)

Do alto do morro, depois de quatro longas horas de caminhada (com riozinhos e cachoeiras no meio do caminho), você vê a incrível paisagem: o mar azul, cercado de encostas e muito verde. A bela Praia do Bonete só não é deserta porque abriga uma vilinha de pescadores, algumas pousadinhas rústicas e um ou outro surfista que aproveita as boas ondas do canto direito. A única presença indesejável por aqui é a dos borrachudos - repelente é item de primeira necessidade. Dica: quem não quer enfrentar a trilha pode chegar de barco.

10. Praia dos Carneiros (Tamandaré, PE)

Ao contrário das vizinhas famosas, Maragogi e Porto de Galinhas, Carneiros conquista sem fazer estardalhaço. Protegida por enormes coqueiros inclinados sobre a areia, a praia tem recifes que formam piscinas de águas mornas e verdes, quase transparentes. E, em sua orla, o restaurante estrelado Beijupirá prepara com propriedade receitas que misturam pescados e frutas. Mas não espere encontrar uma praia deserta: o lugar é parada de passeios de catamarã.

Beijos

3 comentários:

  1. nossa as praias são lindas fiquei até com vontade de vizitalas na verdade quem não tem.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabricia amei o blog... so uma correçao a Praia do Moreré (ilha do boipeba) nao fica em AL, fica na BA.
    Em Al temos infitas praias desconhecidas que certamente mereçem destaque também, umas delas esta situada em Dunas do Marapé, as do povoado do toque tb sao belissimas, e a praia do gunga.
    Essas sao as mais visitadas mas Alagoas é um mar de mistérios naturais a serem descobertos

    ResponderExcluir